Comunicadoras apresentam ações qualificadas para a área de gênero

Campanhas articulando plataformas digitais e redes sociais foram as principais características dos projetos de comunicação elaborados como resultado das atividades pedagógicas no último dia do Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres, turma de comunicadoras e ativistas. A atividade realizada no Palácio da Defensoria Pública encerrou a etapa da ação no Rio de Janeiro. A próxima é Natal, no Rio Grande do Norte, a partir do dia 23, segunda, com a turma de jornalistas.

Para aprofundar os debates, as participantes receberam a advogada e integrante da ONG Crioula, Ana Miria Carinhanha que apresentou questões relacionadas ao racismo institucional e seus desdobramentos em violências cotidianas como o impedimento de acesso, especialmente das mulheres negras, à saúde e outros direitos básicos.  De acordo com Ana Miria a condição estruturante e estruturada do racismo na formação da sociedade brasileira continua como um dos grandes desafios impostos aos movimentos sociais.

Ana Miria Carinhanha conduziu o debate sobre direito e racismo

Digitais

O segundo dia de atividades incluiu ainda a participação de Charô Nunes que debateu as novas formas de articulação a partir de ações como a rede Blogueiras Negras, coletivo que a tem como uma de suas incentivadoras. Em sua conversa com as participantes, Charô Nunes destacou as conquistas e desafios de fazer persistir uma ação que é centrada no princípio do conteúdo colaborativo.

A turma também participou do treinamento no sistema News Lab do Google, que oferece ferramentas para qualificação de textos informativos e de serviços , ministrado por Marco Túlio Pires, coordenador da plataforma, e de conteúdos sobre segurança online e ativismo digital com Daniele Fontes e Roberto Motta do Facebook.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s