Ações marcam Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Diversas organizações estão realizando ações devido ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra e Dia da Visibilidade das Pessoas com Doença Falciforme celebrado hoje, 27 . A partir das 16 horas, horário de Brasília, é possível acompanhar o debate intitulado “Impactos epidemiológicos do racismo”, que será conduzido pelo psicólogo Carlos Vinicius Gomes Mello. As atividades podem ser acompanhadas na página do Facebook (fanpage) da Rede Nacional Lalai Apejo, promotora do evento.  Às 20 horas, a doutoranda em medicina Damiana Neto apresenta o tema “HIV e População Negra”.

Mais cedo a ação contou com as apresentações  da cineasta Viviane Ferreira (“A importância das construções simbólicas para a saúde da população negra”); Heliana Hemetério (Racismo e lesbofobia: o que isso afeta na saúde mental?) e Mycaela Cirino (Saúde e afetividade da população negra).

 

Recife

Em Recife, atividades estão sendo realizadas desde o último dia 25. Rodas de diálogo e palestras estão acontecendo em unidades de saúde, terreiros e na Colônia Penal Feminina.

“O objetivo é dar visibilidade a esta população que por muitos anos sofreu, e ainda sofre, as nuances do racismo na saúde. É provocar o debate, chamar atenção da sociedade e traçar estratégias para melhorar o enfrentamento a essas dificuldades”, explica a coordenadora do setor de Políticas de Saúde da População Negra do Recife, Rosimery Santos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s