Coletiva com especialista em saúde da população negra encerra turma para jornalistas

Uma das mais respeitadas especialistas em saúde da população negra no Brasil, Emanuelle Aduni Goés, mestra em enfermagem e doutoranda em saúde pública pela Ufba,  foi a convidada para um bate-papo com jornalistas da turma do Curso de Saúde, Comunicação e Direitos das Mulheres em Salvador. A atividade prossegue hoje, 8, e amanhã, 9 com a turma para comunicadoras, comunicadores e ativistas.

“Minhas pesquisas na área de saúde da população negra buscam humanizar os dados. Dessa forma, a questão social encontra inevitavelmente a questão racial”, apontou Emanuelle Goés, que é também co-fundadora da Odara, associação especializada nas questões de gênero associadas ao enfrentamento do racismo, sexismo e luta por acesso das mulheres aos direitos sexuais, direitos reprodutivos, comunicação e outros.

As questões e tensões sobre o aceso à saúde foi outro dos temas abordados por Emanuelle. Após a sua explanação, as participantes do curso fizeram perguntas e realizaram em grupo uma atividade pedagógica de criação de produtos em comunicação com aplicação dos conteúdos abordados nos dois dias da atividade e também de uma prática anterior sobre análise crítica da mídia.

Participantes apresentaram soluções para circulação de informação qualificada

Criação de campanhas para o enfrentamento da violência, inclusive na área de saúde e aplicativos para disseminação de informação qualificada foram algumas das ações apresentadas pelos grupos de trabalho.  O curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres é uma ação promovida pela ONU Mulheres em acordo de cooperação com a Fundação Ford e diversas instituições parceiras como a Fenaj.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s