Apresentação sobre o Coletivo de Mulheres do Calafate encerra curso em Salvador

Integrante da coordenação geral do Coletivo de Mulheres do Calafate, a assistente social Simone Alves foi a convidada de uma das atividades pedagógicas do Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres, turma de comunicadoras, comunicadores e ativistas, encerrada ontem em Salvador. A ação, promovida pela ONU Mulheres em cooperação técnica com a Fundação Ford, segue agora para Recife, com atividades para jornalistas a partir da próxima segunda-feira, 13.

Durante a conversa com a turma, Simone Alves explicou o trabalho realizado pelo Coletivo, que é baseado em ações educativas sobretudo na área de direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres. De acordo com ela, diante do quadro de maior intensidade da onda conservadora, as atividades da associação têm encontrado diversas dificuldades.

Simone Alves apresentou as estratégias de mobilização do Coletivo de Mulheres do Calafate

 

“Nós temos uma ação de proteção a mulheres que acontece principalmente por conta da solidariedade. É uma ajudando a outra. Agora estamos encontrando situações, como mulheres sendo pressionadas por líderes de igrejas neopentecostais a abandonar o trabalho de cuidado das outras que pensam diferente ou porque discutimos o aborto legal e seguro”, relatou Simone Alves.

Após a entrevista, as comunicadoras e comunicadores desenvolveram um trabalho de análise crítica da mídia e também debateram as questões apresentadas durante a conversa com a assistente social. O Coletivo de Mulheres do Calafate surgiu em 1993 em Salvador  e tem um trabalho de referência em ações educativas para a promoção da saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres.

Durante a tarde ocorreu a realização do módulo sobre mídias digitais. A turma participou de uma oficina sobre ferramentas do Google News Lab para produção de conteúdo e de um bate-papo com Charô Nunes do coletivo Blogueiras Negras.

Charô Nunes conversou com comunicadoras e ativistas sobre o coletivo Blogueiras Negras

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s