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South Africa - Boosting Female Entrepreneurs with Digital Literacy

O Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres está estruturado em três  módulos (dois no primeiro dia, e o terceiro no segundo dia) e duas atividades pedagógicas (segundo dia), para despertar nos e nas participantes a reflexão acerca da prática jornalística e comunicativas e as possibilidades de mudança e melhoria da cobertura dos temas gênero, raça e etnia no fazer jornalístico diário e nas produções de comunicação livre.

Módulo 1 – Mulheres, saúde, acesso aos direitos e os contextos de enfrentamento ao racismo, ao etnocentrismo e à violência em sociedade

Ementa: Definição dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos a partir da perspectiva feminista. Introdução ao Direito humano à saúde e à comunicação como direitos universais. Breve histórico do movimento feminista, do movimento de mulheres negras e do movimento de mulheres indígenas. Relações raciais e o enfrentamento ao racismo e ao etnocentrismo e os impactos na saúde. A violência contra as mulheres no Brasil. A resposta à epidemia congênita de Zika e o emponderamento político e econômico das mulheres.

Módulo 2 – Comunicação, ética e os princípios da solidariedade e justiça social na saúde

Ementa: Princípios éticos do jornalismo brasileiro. A prática jornalística na perspectiva dos diretos das mulheres. A cobertura de notícias sobre violência contra a mulher e os impactos na saúde. As ferramentas estratégicas na negociação da pauta com o foco no acesso a direitos.

Módulo 3 – Mídias digitais 

Ementa: em elaboração.

Atividade pedagógica 1 – Leitura crítica da mídia

Ementa: Abordagem sobre cultura da mídia a partir da leitura de Douglas Kellner. Análise e leitura crítica de textos e/ou imagens de notícias impressas, gravadas em áudio, vídeo e notícias on line com ênfase nos direitos das mulheres no contexto da epidemia de Zika, com destaque para as notícias sobre violações dos direitos das mulheres negras e indígenas. Modos de fazer coberturas qualificadas e com abordagem aprofundada sobre direitos das mulheres e saúde. Aplicação prática de estudos, pesquisas, análises, fontes e marcos internacionais sobre o tema na pauta jornalística.

Atividade pedagógica 2 – Experiências e trajetórias locais: identificando novas fontes

Ementa: Apresentação de um/a convidado/a local. Construindo uma pauta com foco nas demandas locais com recorte de gênero, raça e etnia. A apuração e a entrevista. Produção e avaliação dos resultados. Publicação no blog do curso.

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