Equipe do curso

Com uma equipe qualificada e detentora de vivência em redação e nas questões de gênero e raça, o Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres foi totalmente elaborado a partir da realidade profissional de jornalistas e de comunicadoras e comunicadores e do conhecimento das situações de mulheres e da população negra. O enfoque étnico do curso é construído com base nos referenciais da temática indígena, a fim de conciliar a articulação entre os principais grupos vulneráveis no acesso a direitos no país.

Além das consultoras Angélica Basthi (responsável pela metodologia do curso e a organização do plano pedagógico) e Cleidiana Ramos (facilitadora do curso), as entidades apoiadoras do curso colaboraram na elaboração do curso: Artigo 19, Blogueiras Negras, FENAJ, Intervozes, Instituto Patrícia Galvão, Rede Mulher e Mídia, Repórteres sem Fronteiras, ONU Mulheres, UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), OPAS/OMS (Organização Pan-americana e Saúde/Organização Mundial da Saúde), com apoio das ONGs Criola, Kilombo, Mirim e Odara; dos sindicatos de Jornalistas da Bahia, Município do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e dos Bancários da Bahia; e das instituições de ensino Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Católica de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Facilitadora do Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres: Cleidiana Ramos.

Cleidiana-Ramos-reduzida-538x381

Cleidiana Ramos é jornalista e mestra em Estudos  Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da UFBA. Foi repórter especial do jornal A Tarde, sediado em  Salvador, Bahia, onde realizou cobertura especializada em temas ligados à identidade negra, cultura afro-brasileira e religiosidade.

É fundadora da revista eletrônica Flor de Dendê. Em 2010, coordenou a equipe vencedora do Prêmio Banco do Nordeste 2010, nas categorias Mídia Impressa Regional e Mídia Impressa Nacional,  com o especial Produtores de Owó, que abordou a participação dos afrodescendentes na economia de Salvador.

Organizadora do Conteúdo do Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres: Angélica Basthi.

angelica

 

Angélica Basthi é escritora, jornalista e mestra em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e pós-graduada em História da África e em Gestão de Direitos Humanos, ambas pela Universidade Cândido Mendes. Foi fellow Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford (IFP). Já atuou como repórter de economia e de cultura em alguns dos principais veículos de imprensa do país como a Rádio MEC, o jornal Gazeta Mercantil, Tribuna da Imprensa e o Grupo Manchete.

É autora do elogiado livro “Pelé, estrela negra em campos verdes”, da Coleção Personalidades Negras, Editora Garamond (2008) e do artigo “Feminismo negro e suas práticas: algumas implicações na construção do simbólico” no livro “Mulheres e Desigualdades de Gênero”, Editora Contexto (2008) . Em 2010, foi responsável pela comunicação midiática da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra.
Desenvolveu capacitação para professores no Projeto A Cor da
Cultura, da Fundação Roberto Marinho e foi coordenadora geral do Prêmio Jornalista Abdias Nascimento oferecido a jornalistas de todo o país.

 

Anúncios